top of page

A transformação começa na participação popular: como as comunidades impactam (e podem ajudar) no saneamento

  • mlaydnersocialmedi
  • 8 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Neste post explicamos como a conscientização e a participação ativa da população são fundamentais para o bom funcionamento dos sistemas de saneamento.


Participação popular marca Audiência Pública sobre educação especial na Câmara de Blumenau
Participação popular marca Audiência Pública sobre educação especial na Câmara de Blumenau

Por que a participação popular é essencial?

A participação popular é peça chave na gestão eficaz do saneamento pois é a vivência  dos moradores que é capaz de apontar os problemas mais urgentes, como interrupções ou abastecimento precário de água, vazamentos nas tubulações da rede urbana, pontos de alagamentos recorrentes e coleta de lixo irregular. 

Quando a população se envolve, as soluções se tornam mais concretas, tendo maior chance de serem aceitas e se consolidarem, isso porque um projeto sem o apoio da comunidade dificilmente prospera. Além disso, essa visão direta permite que os investimentos sejam direcionados de forma mais racional. 

Outro viés é incorporado quando há envolvimento das comunidades no saneamento, a conscientização ambiental, levando a ações como o descarte correto dos resíduos, o que contribui para a sustentabilidade dos sistemas de saneamento. Como você pode participar de forma mais ativa?

Além das formas de participação que já vimos, existem maneiras preventivas de influenciar as decisões sobre a aplicação dos investimentos em saneamento na sua comunidade. São elas:

  • Participação em Conselhos Municipais de Saneamento: muitos municípios possuem conselhos consultivos ou deliberativos sobre saneamento ou meio ambiente, onde é garantida a participação de representantes da sociedade civil. Fazer parte desses conselhos é uma excelente forma de ajudar a sua comunidade a ter  voz ativa nas decisões. 

  • Audiências Públicas e Consultas Públicas: Os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) são elaborados e revisados com a realização de audiências públicas. A presença da população nesses eventos é fundamental para expressar opiniões, fazer perguntas e sugerir melhorias. Através dos PMSBs os investimentos em saneamento são planejados com metas e prazos claros, impactando na melhoria da saúde pública, com a drástica redução de doenças, preservando nossos recursos naturais, com redução da poluição, valorizando as propriedades e atraindo o desenvolvimento econômico. 


  • Associações de Moradores e Organizações Não Governamentais (ONGs): Apoiar ou fazer parte de associações e ONGs que atuam na defesa do saneamento ou do meio ambiente fortalece a voz da comunidade.

  • Plataformas Digitais e Redes Sociais: Utilize os canais digitais para se informar, debater, compartilhar notícias e pressionar por melhorias. Muitos órgãos públicos têm canais de ouvidoria online.

  • Orçamento Participativo: Em municípios onde existe orçamento participativo, é possível propor e votar em projetos de saneamento que beneficiem sua região.

Em síntese, a participação popular através dos meios citados garante que as soluções sejam adaptadas às realidades locais, respeitando as características geográficas, sociais e culturais de cada município, evitando a aplicação de modelos genéricos, que nem sempre funcionam.


Engaje-se! O saneamento é um direito seu e um dever de todos e sua voz é a força para um saneamento digno!


 O saneamento básico não é apenas uma questão de infraestrutura, mas um catalisador para um futuro mais justo, saudável e sustentável para todos. Ele é um direito humano fundamental, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), essencial para a dignidade, saúde e bem-estar de todas as pessoas. 


Além de direito fundamental, o saneamento é vital para atingirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em especial o ODS 6, que busca "Garantir o acesso universal e equitativo à água e saneamento", um compromisso global cuja importância se espalha por muitos outros objetivos da Agenda 2030.


Neste post vimos que a efetividade do saneamento básico não depende apenas de investimentos e tecnologias, mas, primordialmente, da participação ativa e informada da sociedade.  Ao se envolver, você não só contribui para a melhoria dos serviços, mas também fortalece a democracia e garante um futuro mais saudável e digno para todos.

Como você tem se envolvido nas discussões sobre saneamento na sua cidade? Compartilhe suas experiências e ideias nos comentários!


MLaydner Saneamento

Inteligência para um saneamento que transforma.


Conecte-se conosco e saiba como podemos ajudar seu projeto.

Compartilhe sua opinião nos comentários! Escrito por Anna Beatriz Petrillo Won Held de Freitas Produção Virtual: Hannah Sloboda



bottom of page